Mais uma vez os cursista Tremembé estão reunidos no salão comunitário de Varjota para realizando a vigésima sétima etapa do MITS nos dias 22á 26 de fevereiro com a disciplina contação de historia e estoria, dirigido pelo consultor Augustinho Félix Jacinto que tem como objetivo continuar as historias do nosso povo e fortalecer a caminhada de nossa luta. e tem como colaboradores as lideranças da comunidade que os ajuda na contação das historias, sendo que os cursista se deslocam do local de onde acontece a etapa para ouvir as lideranças em suas casas,onde é feito uma fogueira e todos sentam ao redor para apreciar esse momento de contação.
é importante lembrar que todas as historias, faz parte de nossa vivências e que algumas são de lutas enfrentadas e outras de trancoso.
por fim é bom lembrar que os Tremembé estão cada vez mais unidos e fortes na luta, a fim debuscar e se aprimorar dessas historias e vivências do povo Tremembé de Almofala,com objetivo maior que: é praticar essas historias de vidas e transformar em memórias vivas para ficar para as nova gerações.
sempre atento: Sezinho Tremembé
ETAPA DO MITS
O grupo de cursista do MITS (Magistério Indígena Tremembé Superior) está realizando a vigésima etapa de curso na localidade de Varjota município de Itarema nesta data de 18 de janeiro de 2010 com a disciplina de DEMARCAÇÃO DE TERRA;tendo como consultor docente, João Venâncio (cacique) e o Luiz Caboco (pagé) e como colaborador Floréncio que faz parte da missão Tremembé
tendo em vista esse assunto, um principal objetivo:
manter os cursistas a parte do processo de demarcação de das terras Tremembé.
dentre essa semana será discutido a seguinte pauta:
.palestra sobre a questão das terras atual;
.leitura de documentos;
.visita aos Marcos do aldeamento;
.debate na plenária e criação de projeto de intervenção;
assina: Sebastião Ovildo Dos Santos
conhecido como: Sezinho Tremembé
tendo em vista esse assunto, um principal objetivo:
manter os cursistas a parte do processo de demarcação de das terras Tremembé.
dentre essa semana será discutido a seguinte pauta:
.palestra sobre a questão das terras atual;
.leitura de documentos;
.visita aos Marcos do aldeamento;
.debate na plenária e criação de projeto de intervenção;
assina: Sebastião Ovildo Dos Santos
conhecido como: Sezinho Tremembé
continuação dos poemas do MITS
garantia não se tinha
mas nós íamos procurar
e junto com os parceiro
nós iríamos encontrar
mas qual seria o órgão
que iria aprovar?
junto com nosso parceiro
procuramos resolver
e ela foi encontrada dentro
dentro da UFC que ao ver nosso projeto
já deu logo oparecer.
mesmo 0 curso aprovado
havia dificuldade
pois o mesmo era mantido
pela a comunidade
mas como foi resolvido
dentro da universidade?
o projeto foi enviado
pro ministério da educação
com o edital do PROLIND
melhorou a situação
foi aprovado os recursos
pra nossa satisfação.
depois dele aprovado
tivemos que esperar
pois recursos que são búblico
demoram muito a chegar
mas quando esse recursos
aos Tremembé iam chegar?
passaram dias e meses
mas ninguém se esqueceu
e em julho de 2008
o recurso apareceu
e hoje temos certeza
que o Tremembé venceu.
Agradecemo a todo
de alma e coração
e temos toda certeza
que a nossa educação
é mesmo diferenciada
que por nós está formada
para a nova geração;....
mas nós íamos procurar
e junto com os parceiro
nós iríamos encontrar
mas qual seria o órgão
que iria aprovar?
junto com nosso parceiro
procuramos resolver
e ela foi encontrada dentro
dentro da UFC que ao ver nosso projeto
já deu logo oparecer.
mesmo 0 curso aprovado
havia dificuldade
pois o mesmo era mantido
pela a comunidade
mas como foi resolvido
dentro da universidade?
o projeto foi enviado
pro ministério da educação
com o edital do PROLIND
melhorou a situação
foi aprovado os recursos
pra nossa satisfação.
depois dele aprovado
tivemos que esperar
pois recursos que são búblico
demoram muito a chegar
mas quando esse recursos
aos Tremembé iam chegar?
passaram dias e meses
mas ninguém se esqueceu
e em julho de 2008
o recurso apareceu
e hoje temos certeza
que o Tremembé venceu.
Agradecemo a todo
de alma e coração
e temos toda certeza
que a nossa educação
é mesmo diferenciada
que por nós está formada
para a nova geração;....
poemas
amigo aqui presente, peço atenção por favor
pois vou falar do magistério
do caminho que tomou
a gora tu me responda como ele começou?
começou com o magistério
no dia seis de janeiro
com liderança e professores
pensando o projeto inteiro
mas quem iria ajudar na caminhada inteira?
o Tremembé sempre tem amigo para contar
que junto somam suas forças
para a luta enfrentar
mas que caminho era esse
que o povo ia trilhar?
o Tremembé escolheu
seguir o de pé no chão
que guardasse seu constume
e seguisse a tradição
mas qual era a garantia de ter uma aprovação?
pois vou falar do magistério
do caminho que tomou
a gora tu me responda como ele começou?
começou com o magistério
no dia seis de janeiro
com liderança e professores
pensando o projeto inteiro
mas quem iria ajudar na caminhada inteira?
o Tremembé sempre tem amigo para contar
que junto somam suas forças
para a luta enfrentar
mas que caminho era esse
que o povo ia trilhar?
o Tremembé escolheu
seguir o de pé no chão
que guardasse seu constume
e seguisse a tradição
mas qual era a garantia de ter uma aprovação?
tremembé
os Tremembé de Almofala consiste em uma luta de preservação de suas tradições, resgate da cultura e valorização de seu povo,povo esse que vive em duas aldeia situada em duas regiões área da mata e área da praia que tem como política uma organização chamada (CITA) Conselho Indígena Tremembé de Almofala.
Quem Somos - Parte I
Os Tremembé habitam atualmente os municípios de Itarema, Itapipoca e Acaraú, sendo Almofala o seu distrito mais conhecido.
Segundo o Pajé Luiz Caboclo, o nome Tremembé vem dos "tremedau", espécie de córrego de lama movediça, coberto por escassa água.
O Pajé afirma que a resistência dos Tremembé foram os tremedau e conta que, quando eles eram perseguidos, entravam nesses tremedau, e como sabiam afundar na lama, conseguiam sair em outra localidade.
Os soldados ou capangas que os perseguiam, porém, não possuindo a mesma destreza, afundavam e morriam.
Os Tremembé são excelentes artesãos: com a palha fazem chapéus, bolsas, urus e outros.
E com conchas e búzios criam variados tipos de colares e pulseiras.
As mulheres fiam algodão e, em sistema de mutirão, em teares feitos pelos próprios Tremembé, produzem redes, roupas, redes de pesca e outros artigos necessários à comunidade.
Pintam paredes de suas casas com tintas feitas de toá - argila natural retirada do leito dos rios.
Em 2005 foi inaugurado o Centro de Arte Tremembé, que concentra grupos de tecelagem, cerâmica, pintura e serigrafia, sendo este último formado somente por jovens.
Segundo o Pajé Luiz Caboclo, o nome Tremembé vem dos "tremedau", espécie de córrego de lama movediça, coberto por escassa água.
O Pajé afirma que a resistência dos Tremembé foram os tremedau e conta que, quando eles eram perseguidos, entravam nesses tremedau, e como sabiam afundar na lama, conseguiam sair em outra localidade.
Os soldados ou capangas que os perseguiam, porém, não possuindo a mesma destreza, afundavam e morriam.
Os Tremembé são excelentes artesãos: com a palha fazem chapéus, bolsas, urus e outros.
E com conchas e búzios criam variados tipos de colares e pulseiras.
As mulheres fiam algodão e, em sistema de mutirão, em teares feitos pelos próprios Tremembé, produzem redes, roupas, redes de pesca e outros artigos necessários à comunidade.
Pintam paredes de suas casas com tintas feitas de toá - argila natural retirada do leito dos rios.
Em 2005 foi inaugurado o Centro de Arte Tremembé, que concentra grupos de tecelagem, cerâmica, pintura e serigrafia, sendo este último formado somente por jovens.
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