TURMA DO MITS

Mais uma vez os cursista Tremembé estão reunidos no salão comunitário de Varjota para realizando a vigésima sétima etapa do MITS nos dias 22á 26 de fevereiro com a disciplina contação de historia e estoria, dirigido pelo consultor Augustinho Félix Jacinto que tem como objetivo continuar as historias do nosso povo e fortalecer a caminhada de nossa luta. e tem como colaboradores as lideranças da comunidade que os ajuda na contação das historias, sendo que os cursista se deslocam do local de onde acontece a etapa para ouvir as lideranças em suas casas,onde é feito uma fogueira e todos sentam ao redor para apreciar esse momento de contação.
é importante lembrar que todas as historias, faz parte de nossa vivências e que algumas são de lutas enfrentadas e outras de trancoso.
por fim é bom lembrar que os Tremembé estão cada vez mais unidos e fortes na luta, a fim debuscar e se aprimorar dessas historias e vivências do povo Tremembé de Almofala,com objetivo maior que: é praticar essas historias de vidas e transformar em memórias vivas para ficar para as nova gerações.
sempre atento: Sezinho Tremembé

ETAPA DO MITS

O grupo de cursista do MITS (Magistério Indígena Tremembé Superior) está realizando a vigésima etapa de curso na localidade de Varjota município de Itarema nesta data de 18 de janeiro de 2010 com a disciplina de DEMARCAÇÃO DE TERRA;tendo como consultor docente, João Venâncio (cacique) e o Luiz Caboco (pagé) e como colaborador Floréncio que faz parte da missão Tremembé
tendo em vista esse assunto, um principal objetivo:
manter os cursistas a parte do processo de demarcação de das terras Tremembé.
dentre essa semana será discutido a seguinte pauta:
.palestra sobre a questão das terras atual;
.leitura de documentos;
.visita aos Marcos do aldeamento;
.debate na plenária e criação de projeto de intervenção;

assina: Sebastião Ovildo Dos Santos
conhecido como: Sezinho Tremembé

continuação dos poemas do MITS

garantia não se tinha
mas nós íamos procurar
e junto com os parceiro
nós iríamos encontrar
mas qual seria o órgão
que iria aprovar?

junto com nosso parceiro
procuramos resolver
e ela foi encontrada dentro
dentro da UFC que ao ver nosso projeto
já deu logo oparecer.

mesmo 0 curso aprovado
havia dificuldade
pois o mesmo era mantido
pela a comunidade
mas como foi resolvido
dentro da universidade?

o projeto foi enviado
pro ministério da educação
com o edital do PROLIND
melhorou a situação
foi aprovado os recursos
pra nossa satisfação.

depois dele aprovado
tivemos que esperar
pois recursos que são búblico
demoram muito a chegar
mas quando esse recursos
aos Tremembé iam chegar?

passaram dias e meses
mas ninguém se esqueceu
e em julho de 2008
o recurso apareceu
e hoje temos certeza
que o Tremembé venceu.

Agradecemo a todo
de alma e coração
e temos toda certeza
que a nossa educação
é mesmo diferenciada
que por nós está formada
para a nova geração;....

poemas

amigo aqui presente, peço atenção por favor
pois vou falar do magistério
do caminho que tomou
a gora tu me responda como ele começou?

começou com o magistério
no dia seis de janeiro
com liderança e professores
pensando o projeto inteiro
mas quem iria ajudar na caminhada inteira?

o Tremembé sempre tem amigo para contar
que junto somam suas forças
para a luta enfrentar
mas que caminho era esse
que o povo ia trilhar?

o Tremembé escolheu
seguir o de pé no chão
que guardasse seu constume
e seguisse a tradição
mas qual era a garantia de ter uma aprovação?

tremembé

os Tremembé de Almofala consiste em uma luta de preservação de suas tradições, resgate da cultura e valorização de seu povo,povo esse que vive em duas aldeia situada em duas regiões área da mata e área da praia que tem como política uma organização chamada (CITA) Conselho Indígena Tremembé de Almofala.

Arte Tremembé


Pintura da parede do Centro Cultural da Varjota
realizada pela índia Navegante.

Quem Somos - Parte I

Os Tremembé habitam atualmente os municípios de Itarema, Itapipoca e Acaraú, sendo Almofala o seu distrito mais conhecido.
Segundo o Pajé Luiz Caboclo, o nome Tremembé vem dos "tremedau", espécie de córrego de lama movediça, coberto por escassa água.
O Pajé afirma que a resistência dos Tremembé foram os tremedau e conta que, quando eles eram perseguidos, entravam nesses tremedau, e como sabiam afundar na lama, conseguiam sair em outra localidade.
Os soldados ou capangas que os perseguiam, porém, não possuindo a mesma destreza, afundavam e morriam.

Os Tremembé são excelentes artesãos: com a palha fazem chapéus, bolsas, urus e outros.
E com conchas e búzios criam variados tipos de colares e pulseiras.
As mulheres fiam algodão e, em sistema de mutirão, em teares feitos pelos próprios Tremembé, produzem redes, roupas, redes de pesca e outros artigos necessários à comunidade.
Pintam paredes de suas casas com tintas feitas de toá - argila natural retirada do leito dos rios.

Em 2005 foi inaugurado o Centro de Arte Tremembé, que concentra grupos de tecelagem, cerâmica, pintura e serigrafia, sendo este último formado somente por jovens.